História
A família Baltazar saiu aos poucos de Portugal e construiu a sua história em Belo Horizonte. O primeiro a chegar às terras mineiras foi o Abílio, em 1919, que depois de estabelecido, convidou os primos para virem para cá.
Aurélio Baltazar veio aos 13 anos. Aqui ele começou a trabalhar na mercearia do primo, à época localizada na Rua Professor Estevão Pinto. Tereza Caetano veio aos 14 anos, em 1962. Os dois se conheceram em uma festa da comunidade portuguesa, mas o afeto só veio mais tarde, em um segundo encontro. Casaram-se e conseguiram comprar, a duras penas, a mercearia do primo. Quase todos os produtos eram encontrados ali. E Tereza começou a fazer alguns pratos para servir aos seus clientes. Eles pediam… e ela fazia. Clientes que até hoje acompanham o tempero e o carinho de cada prato produzido.
A família cresceu e o negócio também. Mudando de endereço, mas permanecendo no bairro Serra, a mercearia esbarrou na dificuldade de concorrer com as grandes redes de supermercado, mas os saborosos pratos de Dona Terezinha continuaram atraindo muitas pessoas. Não queriam um restaurante sofisticado. Desejavam algo confortável, com ingredientes de qualidade, como os amigos pediam. Na Rua Oriente com Caraça, em uma esquina charmosa, nasceu o Taberna Baltazar.
O Aurélio se foi e hoje a Dona Terezinha, como é conhecida por todos, dirige a casa com as filhas Flávia e Izabel. Todos os detalhes passam por elas e por funcionários que são considerados “da família”.