Gastronomia - Taberna Baltazar

Gastronomia - Restaurante Taberna Baltazar

Gastronomia

O bacalhau é o ingrediente mais simbólico da gastronomia portuguesa. Aqui ele ganha receitas incríveis, apresentadas em suas mais variadas versões. Entre elas, o tradicional Bacalhau à Lagareira, em que o peixe “desfolha” ao leve toque do garfo; o bem servido Arroz de Bacalhau, suculento e familiar; e os famosos Bolinhos de Bacalhau, crocantes por fora e cremosos por dentro (que são servidos com o original azeite português em lata).

A gastronomia portuguesa também é privilegiada com o “Prato do Dia”. O galeto na brasa, da terça-feira, evoca um prato típico do cotidiano dos lusitanos e tem uma marinada muito especial. Já a sardinha, que vem congelada de Portugal, é preparada na brasa no último sábado do mês, além de integrar o cardápio fixo em outras versões. Há espaço, ainda, para receitas brasileiras: a feijoada, aos sábados, é um dos pratos mais antigos e o sanduiche de filé vem com uma bela fatia de queijo da Serra da Canastra.

Petiscos saborosos tornam a Taberna uma ótima opção para o happy hour em um fim de tarde. Bons representantes deste cenário são a montanha de batatas fritas portuguesas, sequinhas e crocantes; a isca de peixe fresco com molho tártaro; a porção de língua ao vinho e o joelho de porco com batatas.

Os produtos selecionados e as mãos experientes de Dona Terezinha Baltazar e do cozinheiro Eduardo Brandão – que brilha na cozinha do Baltazar há mais de 22 anos – fazem do estabelecimento o maior representante da tradicional cozinha portuguesa em Belo Horizonte.